UNIDADE DE EXECUÇÃO UOPG 1 – AVENIDA NUN´ÁLVARES
 
 
Projeto inserido no “Loteamento Urbano e das Obras de Urbanização no Âmbito da Unidade de Execução da UOPG 1 - Avenida Nun´Alvares” no Porto que visa a ligação entre a Praça do Império e a Avenida da Boavista, concretizando-a como eixo estruturante e de articulação intermunicipal.
Na definição e implantação dos vários elementos (edifícios, espaços verdes e infraestruturas) procurou-se integrá-los na paisagem, não se criando perturbações profundamente negativas que sejam capazes de pôr em causa o funcionamento dos sistemas naturais, razão pela qual houve grande preocupação nas abordagens projectuais.
Ao nível do desenho deu-se grande enfase a dois aspetos: a manutenção do funcionamento dos sistemas naturais e implantação de espaços públicos. No que diz respeito ao primeiro aspeto, implantação do edificado e arruamentos, atendeu-se à vegetação e linhas de água existentes tendo-se mantido parte da vegetação arbórea e as Ribeiras da Ervilha e de Nevogilde nos seus leitos em quase toda a extensão. No que diz respeito ao segundo ponto, tentou-se sempre que possível introduzir espaços verdes de proximidade, parques públicos, praças e largos arborizados intercalados com o edificado por forma a se criarem zonas de estadia e de recreio, com conforto bioclimático e integradoras da Estrutura Ecológica Municipal.

Promotor:
Câmara Municipal do Porto

Local:
Porto, Portugal

Área:
30.6ha
  Coordenação e projeto:
Laura Costa; Sérgio Pinto

Colaboração no projeto:
Ana Reis

Arquitetura:
António Paulo Marques, Arquitecto e Associados, Lda
  Data de projeto:
2010-2012

Prémios:
1ºLugar no Concurso de Concepção para a elaboração do projeto do “Loteamento Urbano e dos Projetos das Obras de Urbanização no âmbito da Unidade de Execução da UOPG 1 – Avenida Nun´Álvares ”
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos