PARQUE DE RECREIO E LAZER DE RIBEIRA DE PENA
 
 
As novas acessibilidades permitem o rápido acesso a Ribeira de Pena a partir de diferentes zonas do Douro interior e litoral, Trás-os-Montes e Minho, ficando este concelho inserido num eixo onde se podem movimentar milhões de pessoas. Este fator permite um maior desenvolvimento local e regional que, se não for devidamente planeado, poderá implicar desequilíbrios no ordenamento do território.
Havendo locais no concelho sujeitos a fortes pressões, considera-se ser de grande importância a realização de Planos que visem o desenvolvimento e controle das áreas de conservação, produção e recreio.
Para o Parque de Ribeira de Pena foi realizado um plano que desenvolveu uma metodologia em duas fases: 1) análise e diagnóstico no sentido de se poder determinar as áreas com maior aptidão e vocação para a conservação e recreio; 2) desenvolvimento de proposta de ação e planos de pormenor explicativos das diferentes ações.
Após se ter obtido o macrozonamento referente às aptidões e vocações do solo para o recreio e conservação e definido um programa compatível com as aptidões do território, características socioeconómicas da região, premissas indicadas no início do estudo e expectativas a curto médio prazo, tornou-se possível desenhar uma proposta.

Promotor:
Câmara Municipal de Ribeira de Pena

Local:
Ribeira de Pena, Portugal
  Área:
136ha

Coordenação e projeto:
Laura Costa; Frederico Meireles; Joana Carneiro
  Data de projeto:
2007
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos