JARDIM PARTICULAR FOZ DO ARELHO
 
 
Situado numa encosta e com vistas privilegiadas, o terreno apresenta solos muito argilosos, excesso de água durante o inverno e recebe a influência do ar do mar. Estes aspetos foram condicionadores da seleção do material vegetal e da organização formal do espaço.
O desenho do jardim baseou-se em combinações de maciços arbóreo/arbustivos e clareiras, obtendo-se grande diversidade de flor, volumes e texturas. Selecionaram-se predominantemente espécies autóctones que foram combinadas com espécies exóticas que se encontram bem adaptadas às condições em que vão ser aplicadas.
O relvado da piscina, situado na zona posterior da casa, é a área destinada a maior utilização e uso ao longo de todo o ano, e será bordejado por um tapete arbustivo baixo onde dominam os Tojos ornamentais e as Gramíneas de jardim.
A área da entrada é um espaço fundamental (primeira e última imagem que se tem da casa e do jardim), tendo-se desenhado uma “paisagem naturalizada” de “monte”. Os prados serão cortados uma vez por ano, ficando verdes na primavera e, no verão ao ficar secos, ficam de tonalidade amarela voltando no inverno a ficar verdes. Os prados são pontuados pelos Carvalhos e Pinheiros que fazem a ligação com os Pinhais que se encontram nos terrenos envolventes e por Oliveiras que fazem a ligação com a casa. Orlas compostas predominantemente por espécies arbustivas e subarbustivas autóctones e de gramíneas de jardim são colocadas junto da casa ou dos muros de vedação.

Promotor:
Particular

Local:
Foz do Arelho, Caldas da Rainha

Área:
2580m2
  Coordenação e projeto:
Laura Costa, Sérgio Pinto

Arquitetura:
A Burmester - Arquitectos Associados Lda.

Data de projeto:
2011
  Data de conclusão da obra:
2011
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos