HOTEL DO POCINHO
 
 
Num terreno localizado na margem do Rio Douro, propriedade da EDP - Energias de Portugal, S.A. situado na Região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade (UNESCO) e no Parque Natural do Douro Internacional, propõe-se a implantação de um Hotel. A implantação deste Hotel é sem dúvida privilegiada atendendo à sua localização geográfica e às panorâmicas de que usufrui.
Integrar paisagisticamente um novo edifício numa paisagem de tão grande sensibilidade e complexidade obriga a especiais cuidados, particularmente no que diz respeito à interpretação da matriz e funcionamento da paisagem Duriense.
Realizados estudos sobre a matriz da paisagem desta região foi possível entender o modo como as diferentes componentes se conjugam e interagem entre si, identificar os materiais inertes e naturais presentes, e as técnicas de construção e plantação aplicadas.
A partir deste ponto estabeleceram-se os princípios de composição a aplicar no projeto de Integração Paisagística do Hotel.
Olivais e Amendoais em padrões de pomar com ritmos e compassos de acordo com a matriz da paisagem Duriense dominaram a composição, sendo intercalados por áreas de matos rasteiros, definindo-se assim um mosaico com diferentes texturas e volumes. As Figueiras e os Ciprestes são elementos de pontuação associados ao edificado e referenciadores de percursos e das entradas e saídas. As plataformas mais planas, destinadas ao recreio ativo e a usos intensos são revestidas por prados cortados e prados floridos. As linhas de água foram preservadas mantendo o seu funcionamento.
A principal linha de orientação neste projeto foi sempre a da inserção da nova estrutura numa paisagem específica privilegiando-se uma linguagem naturalizada, fazendo-se a utilização dos materiais da região e tendo como princípios conceptuais a matriz da paisagem da região, mas com um desenho intimamente ligado ao desenho e função do edifício.

Promotor:
EDP - Energias de Portugal, S.A.

Local:
Foz Côa, Portugal
  Área:
1.6ha

Coordenação e projeto:
Laura Costa, Sérgio Pinto
  Arquitetura:
A Burmester - Arquitectos Associados Lda.

Data de projeto:
2010
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos