JARDIM DA QUINTA DOS INGLESES
 
 
Em Leça da Palmeira, Matosinhos, situa-se o condomínio fechado designado de Jardim da Quinta dos Ingleses. O desenho do jardim resulta essencialmente da conjugação das condicionantes, das quais se destacam o revestimento arbóreo e arbustivo existente e a reduzida dimensão das áreas permeáveis disponíveis.
O espaço estrutura-se com base no princípio orla-clareira, tendo-se definido uma ampla clareira na zona central que promove a chegada de sol ao jardim e à piscina interior, criando-se boas condições para a utilização desta área pelos residentes.
Ao longo dos muros de vedação desenha-se uma orla que resulta da combinação de árvores existentes que foram mantidas no local, árvores existentes que foram transplantadas para pontos estratégicos da composição, e árvores, arbustos e herbáceas a implantar no espaço. Este principio assegura também o “enclausuramento” do espaço em relação à envolvente, dando grande privacidade ao jardim.
Grande importância foi dada ao fator “cor”, tendo-se selecionado espécies arbustivas, subarbustivas e herbáceas pela floração e que foram combinadas em maciços que garantem um grande dinamismo cromático e volumétrico ao longo das estações do ano. Quase todo o jardim (com exceção das Zonas de Orla) se desenvolve sobre coberturas (garagens e piscina).

Promotor:
Competor Imobiliária, Lda.

Local:
Porto, Portugal

Área:
1934m2
  Coordenação e projeto:
Laura Costa; Renata Amaral

Arquitetura:
Bernardo Ferrão - Arquiteto; António Campelo - Arquiteto
  Data de projeto:
2003-2006

Data de conclusão da obra:
2007
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos