JARDIM PARTICULAR
 
 
Este Jardim situado na Trofa apresenta grande complexidade técnica por se desenvolver sobre coberturas e afloramentos rochosos, e pela exígua área disponível para a implantação de zonas verdes. No entanto, dada a ótima relação que se estabeleceu entre projetista, cliente e jardineiro, foi possível construir um pouco do “Paraíso” que todos desejávamos.
As condições existentes para a realização do projeto eram: zonas permeáveis relativamente pequenas, solos quase inexistentes e resultantes de xistos, áreas contaminadas com os resíduos da obra de construção da casa, um número muito elevado de infraestruturas enterradas e de caixas e uma área envolvente pouco qualificada.
Do ponto de vista conceptual a grande preocupação prendeu-se com a definição “manchas verdes” possíveis de implantar, ou seja, de quais os espaços que deveriam ter vegetação de modo a se poder ter a noção de jardim pelas volumetrias e maciços. Depois da localização de “volumes de verde” seguiu-se o cruzamento destes elementos com as condicionantes específicas de cada local, e passou-se à definição das diferentes tipologias de espaços verdes e à inventariação das técnicas necessárias à sua implantação. Desta forma, surgiram jardins em situação de cobertura, jardins de sombra, jardins sobre afloramentos rochosos, jardins de flor ao longo de caminhos e jardins de enquadramento.

Promotor:
Particular

Local:
Trofa, Portugal

Área:
1217m2
  Coordenação e projeto:
Laura Costa; Renata Amaral

Arquitetura:
ADA - Atelier de Arquitectura, Lda
  Data de projeto:
2004-2005

Data de conclusão da obra:
2005
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos