PRAÇA DA MUTAMBA
 
 
Na Mutamba concentram-se alguns dos edifícios mais representativos do poder político e económico de Angola e vários edifícios de valor arquitetónico e patrimonial. É também uma das zonas mais centrais da cidade com comércio e serviços, apresentando grande vocação e aptidão para se constituir como uma das principais praças de Luanda.
Para além dos elementos que lhe fazem o enquadramento e que referimos, ainda se deve considerar a praça como um elemento urbano representativo da cidadania e da democracia do povo e dos seus valores, princípios e contexto político e financeiro.
Atualmente a Mutamba encontra-se descaracterizada, subaproveitada e sem utilização bem definida, sendo urgente uma intervenção urbanística e paisagística que a requalifique e a devolva à população de Luanda de forma a que esta se identifique com o local e a considere representativa da cidade.
Com base nestes pressupostos desenvolveu-se uma proposta que visa a implantação de uma grande Praça pública que enquadra os valores da sociedade Angolana contemporânea refletindo preocupações de âmbito social (espaços de convívio, lazer, comércio, arte e representação pública), ambiental (maior presença de elementos naturais-vegetação, menor presença de carros e poluição) e económica (maior revitalização e valor económico das áreas de comércio e serviços). Para além das questões conceptuais e ideológicas que o desenho de um espaço desta natureza insere e que acabamos de referir, também foram considerados aspetos de funcionalidade e de conforto bioclimático que consideramos serem obrigatórios e que permite a sua utilização por todas as classes etárias e cidadãos tendo-se desenvolvido um desenho inclusivo.

Promotor:
Governo da República de Angola

Local:
Luanda, Angola
  Área:
1.3ha

Coordenação e projeto:
Laura Costa, Sérgio Pinto, Ricardo Bessa
  Arquitetura:
Iperforma – Arquitetura e Engenharia S.A. (Margarida Quintã e Maria Albuquerque)

Data de projeto:
2012
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos