REQUALIFICAÇÃO DA QUINTA DO COVELO
 
 
Envolvida no denso tecido urbano portuense, a Quinta do Covelo é caraterizada pela sua posição de encosta, com declive acentuado, bem como pela mata de sobreiro e pinheiro plantada num solo rochoso. Na estrutura verde do Porto esta zona insere-se num sistema verde descontínuo, sendo constituída por um conjunto de espaços abertos arborizados, entre o edificado ou o edificável.
Tanto quanto se julga saber, os limites da Quinta pouco se modificaram desde a sua fundação no primeiro quartel do século XVIII. Atualmente, o parque que ai se descobre não tem identidade própria nem boa relação funcional com os espaços urbanos adjacentes e a “casa mãe” da Quinta vai esperando em ruínas por uma oportunidade.
Resultado de um concurso de ideias promovido pelo Município do Porto, apontavam-se como principais objetivos do trabalho, para além da recuperação do património natural e construído da Quinta, a oferta de um espaço verde de forte componente lúdica e pedagógica.
A proposta desenvolvida não pretende reproduzir modelos já existentes noutros espaços da Área Metropolitana, mas criar um novo conceito capaz de atrair visitantes de todas as faixas etárias ao longo de todo o ano. São importantes linhas de ação desenvolvidas pela proposta, a recuperação da memória do espaço / Quinta, dos seus elementos construídos e naturais; a oferta de um espaço de recreio e lazer de elevada atratividade; o laboratório associado ao conceito de desenvolvimento sustentável, dando-se especial ênfase à temática das energias, pressupondo a ideia do espaço/Laboratório; a otimização da relação da Quinta com a cidade; a perceção global deste espaço como parte da estrutura ecológica urbana.
Devendo ser os espaços públicos veículos da difusão do saber, os edifícios e jardins que deles são parte integrante e ativa deverão ser marcos representativos das capacidades artísticas, técnicas e cientificas da sociedade que os construiu.


Promotor:
Câmara Municipal do Porto

Local:
Porto, Portugal

Área:
8ha
  Coordenação e projeto:
Laura Costa, Frederico Meireles, Ângela Silva, João Bicho, Joana Carneiro, Raquel Frias, Manuel Cordeiro

Arquitetura e modelação 3D:
José Manuel F. Mota, Pedro Alexandre P. Miranda, Célio Roberto A. Pereira
  Engenharia:
Daniel Quintã, Álvaro Rodrigues, José Carlos Matos, Francisco Mota Torres

Data de projeto:
2006

Prémios:
Classificação em 3º lugar. Janeiro 2007
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos