PARQUE DE STA CRUZ - S. BRÁS
 
 
O parque de Stª Cruz – S. Brás situa-se no vale do Leça e é um elemento fundamental da Estrutura Ecologia da Área Metropolitana do Porto. Este Parque integra valores e recursos naturais fundamentais à proteção ambiental, sendo estruturantes para a valorização dos espaços urbanos da região.
O vale do Leça é uma entidade antrópica que foi sendo construída ao longo de séculos sobre elementos predominantemente naturais, mas que integra elementos patrimoniais, infra-estruturas, áreas urbanas, espaços vazios, tudo inserido numa estrutura social, económica e ambiental especifica e que é identificada por quem ai vive e usa o território. Esta entidade oferece equilíbrios ecológicos, biodiversidade e preserva atividades fundamentais como a agricultura, o lazer, a sociabilização, a segurança e ainda consegue inserir elementos estruturantes do funcionamento de uma área metropolitana como sejam as autoestradas, o metro e aterros sanitários.
O projeto que se apresenta foi estruturado em três fases de ação: A fase 1 consistiu na recuperação do aterro sanitário e encontra-se concluída e construída; A fase 2 está no inicio de pormenorização/construção e inclui a implantação do Viveiro Municipal e ações de recuperação das Matas com base em princípios de “landscape management” tendo por objetivo criar diferentes tipologias de Matas desenvolvendo-se complementarmente espaços para equitação, escalada, circuitos de bicicleta em montanha e percursos pedestres. A fase 3 compreende os campos situados ao longo do Rio Leça, correspondendo a espaços destinados à agricultura. A proposta consiste essencialmente em transformar alguns tipos de agricultura, instalar hortas e implantar uma ciclovia ao longo do rio e percursos equestres e pedestres.

Promotor:
Câmara Municipal de Matosinhos

Local:
Matosinhos, Portugal

Área:
260ha
  Equipa:
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: Laura Costa (coordenação e projeto), Carlos Pires (coordenação), Raquel Frias (projeto)

Colaboração no projeto:
Sérgio Pinto; Ana Mesquita
  Data de projeto:
2008-2010

Data de conclusão da obra:
2009 (Fase1)

Prémios:
Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista 2011 na categoria de projeto, sub-categoria de Parques e Jardins
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos