PERCURSO DO CALVÁRIO NO MONTE DE SANTA QUITÉRIA
 
 
O Monte de Santa Quitéria é um elemento referencial da paisagem e da cultura do concelho de Felgueiras revestindo-se de especial importância todas as ações e atividades humanas que aí decorrem.
Tem sido ambição da autarquia ao longo dos últimos anos a requalificação do espaço para que os Felgueirenses sintam que este local de peregrinação é, cada vez mais, um local de todos estando vocacionado para o recreio, lazer e o culto da fé, inserindo-se o projeto do Percurso do Calvário do Monte de Santa Quitéria nestes objetivos.
No desenvolvimento deste projeto foram consideradas como principais condicionantes: a topografia do local e a limitação dos terrenos disponíveis (públicos) para intervenção.
Fundamental no desenho estabelecido foi assegurar o acesso com condições de conforto e segurança, mesmo em dias de peregrinação, às diferentes Capelas e Igreja tendo-se aplicado faixas revestidas com o mesmo material mas com acabamentos distintos (cubo de granito). O revestimento nas zonas das Capelas fez-se com lajeados de granito havendo degraus que asseguram a concordância com o percurso principal.
A implantação de árvores e arbustos ao longo do percurso e em volta das Capelas foi fundamental para se criarem efeitos de perspetiva, orientar vistas e oferecer situações de cor e ensombramentos.

Promotor:
Câmara Municipal de Felgueiras

Local:
Felgueiras, Portugal
  Área:
8214m2

Coordenação e projeto:
Laura Costa; Raquel Frias; Renata Amaral
  Data de projeto:
2007-2010

Data de conclusão da obra:
2010
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos