MARGINAL DE ESPOSENDE
 
 
Os principais objetivos a alcançar neste projeto foram a organização dos espaços exteriores no sentido de maximizar o contacto físico com a superfície de água e as áreas permeáveis. Pretendeu-se também a promoção do recreio e do lazer nos espaços abertos criando-se em simultâneo oportunidades para a fauna e flora e para o desenvolvimento de ações de educação ambiental.
Na definição de espaços de estadia, circulação pedonal e recreio passivo no exterior tentou-se, tirar partido dos locais com boa exposição solar, considerando-se também critérios de capacidade de carga do território. Dadas as condicionantes do local (elevado número de utilizadores, solos pobres e com má drenagem - zona de aterro, ventos permanentes, influência de sais no solo e nos ventos), optou-se pela instalação de vegetação exótica que apresenta grande resistência a estes fatores, destacando-se as Phoenix canariensis, as Araucaria heterophylla, as Tamarix africana e as Cyca revoluta.

Promotor:
Câmara Municipal de Esposende

Local:
Esposende, Portugal

Área:
11ha
  Coordenação e projeto:
Laura Costa

Colaboração no projeto:
Sérgio Pinto

Arquitetura:
epur – assessorias de urbanismo e arquitetura lda (Victor Mogadouro)
  Data de projeto:
2004-2005

Data de conclusão da obra:
2007

Prémios:
Menção Honrosa de Reabilitação ou Qualificação do Espaço Público. Prémio IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) atribuído em 2009
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos