BUSINESS PARK DA MAIA
 
 
Para o Business Park da Maia foram realizados vários projetos ao longo de dois anos.
Os projetos podem ser divididos em cinco tipologias: a) Cobertura do Armazém Sul, estabilização de taludes, cobertura do túnel, jardim comemorativo dos 50 anos da Sonae e jardim do Sonae Maia Business Center.
O projeto da “Cobertura do Armazém Sul” foi desenvolvido para a cobertura de um edifício com 1,4 ha tendo o seu traçado resultado da interpretação da estrutura rural do concelho da Maia, pois a ruralidade é um dos aspetos mais interessantes deste concelho. Depois de analisadas as tipologias das parcelas agrícolas e florestais do concelho, definiu-se uma malha que ora será revestida com diferentes espécies de gramíneas, ora com arbustos ou, ainda, com diferentes tonalidades de pavimentos de lajetas e de gravilhas que fazem a interpretação do padrão agrícola. Tendo em atenção que este espaço apresenta elevada aptidão para o recreio de funcionários e visitantes, considerou-se importante a implantação de zonas destinadas ao recreio ativo e passivo, de modo a se diversificarem os usos e tornar toda a área mais atrativa. O padrão e a seleção do material vegetal permitem uma grande diversidade cromática, dominando no inverno os tons castanhos e amarelos (gramíneas secas) e, nos verões, cores intensas de verde, castanho-avermelhado e cinzentos, definindo fortes contrastes. Este projeto também teve preocupações de ordem ambiental tendo-se por objetivo reduzir os consumos energéticos (iluminação e ventilação natural por claraboias e cobertura ajardinada) e preocupações de segurança (saídas de emergência para a cobertura).
No Sonae Maia Business Center mantiveram-se todas as preocupações de sustentabilidade tendo-se conseguido obter a classificação de LEED Gold (Leadership in Energy & Environmental Design) para o 1º Edifício da Península Ibérica. Também os jardins foram projetados atendendo aos parâmetros exigidos pelo United States Green Building Council (USGBC) contribuindo para a obtenção da classificação.
O Jardim situado na entrada do Business Park da Maia foi inaugurado durante as comemorações do 50 anos do Grupo Sonae refletindo o seu desenho a história e dinâmica do Grupo. Foram “reaproveitadas” 50 Oliveiras (estavam destinadas a abate) representativas das preocupações ambientais e de um modo de estar do Grupo pois sendo uma espécie (cultura judaico-cristã) que simboliza a paz e tem grande longevidade e resistência só poderia estar a representar os 50 anos do Grupo. Os Carvalhos (Quercus robur) foram plantados em número de 5 representando as 5 áreas de negócio do Grupo Sonae e porque, sendo uma empresa que nasceu no norte litoral de Portugal só poderia ser plantada uma árvore autóctone desta região do país. Por fim, as modelações do terreno – sobrelevações apresentam as dinâmicas e a energia em vários sentidos do Grupo Sonae. As modelações são em número de 5, porque o Grupo já se encontra implantado em 16 países e tem por motivação estar implantado nos 5 continentes.
Nos projetos dos “taludes” procedeu-se a uma plantação densa de árvores de folha caduca e perene com diferentes tonalidades de folhagem de modo a se ter uma composição de elevado valor textural, cromático e visual. Também neste local se pretende fazer a instalação de uma mata considerada fundamental porque desta forma se consegue delimitar e enquadrar o empreendimento.
As “coberturas do túnel” são pequenos espaços que estão na continuidade da cobertura ajardinada do edifício do Armazém Sul, pelo que se mantém o mesmo tipo de materiais e desenho conceptual e pretende-se que possam ser observados a partir das janelas de vários edifícios. O padrão e a seleção do material vegetal acrescido do jogo de cores com os materiais inertes permite uma grande diversidade cromática dominando os tons de verde que vão contrastar com as gravilhas cinzento escuras e brancas.

Promotor:
IMOSEDE - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

Local:
Maia, Portugal

Área:
1.4ha (Cobertura do Armazém sul), 7170m2 (Taludes), 300m2 (Cobertura do Túnel), 5400m2 (Entrada), 440m2 (Jardins dos Escritórios).
  Coordenação e projeto:
Laura Costa; Joana Carneiro; Renata Amaral

Colaboração no projeto:
Sérgio Pinto; Ana Mesquita

Arquitetura:
Spinarq – Arquitectura e Projectos, S. A.
  Data de projeto:
2007-2009

Data de conclusão da obra:
2009
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos