FÁBRICA DA NESTLÉ
 
 
A fábrica da Nestlé situa-se no Dondo em Moçambique numa região húmida de níveis freáticos muito elevados de produção de arroz. Tratando-se de uma unidade industrial de produtos alimentares, especiais cuidados terão que ser tidos com os aspetos sanitários e ambientais. Sendo assim, considerou-se como principio conceptual fundamental que a nova estrutura não deveria interferir com o funcionamento dos ecossistemas existentes, pelo que a implantação das construções se concentrou numa das áreas do terreno mantendo-se a restante área sem intervenção e destinada a zona húmida assegurando-se: áreas de infiltração, bacias de retenção e o desenvolvimento de plantas nativas. Associado à preservação do ecossistema hídrico também se pretende manter a imagem/matriz da paisagem existente nesta zona de Moçambique (arrozais).
Ao longo dos canais de drenagem situados na periferia do terreno e das caleiras de drenagem dos arruamentos, considera-se ser necessário plantar árvores por forma a oferecer ao local uma imagem mais naturalizada, principalmente perto dos lagos. Existem dois lagos propostos. Um na zona mais baixa do terreno, sendo muito importante porque vai conter a água necessária para a rega e abastecimento de edifícios (reciclagem). O outro, situa-se na entrada da fábrica num dos espaços de receção, pelo que se pretende que tenha também um caráter ornamental, para além de fazer parte do sistema de reciclagem das águas com hidrocarbonetos recolhidas da drenagem dos arruamentos.
Sendo a água o elemento modelador e condicionador do projeto, os restantes espaços abertos vão oferecer outras situações. Uns estando afastados das zonas sociais e dos edifícios de produção de alimentos serão permeáveis e promoverão o funcionamento das superfícies de água, a fixação da fauna e flora autóctone e manterão a matriz da paisagem agrícola local; os outros, junto dos edifícios, zonas sociais e dos equipamentos desportivo/recreativo foram definidos como espaço de Jardim onde se preconizaram superfícies permeáveis destinadas para o recreio ativo e com espécies ricas em florações.
Considera-se que este projeto tem grande interesse essencialmente por 4 razões: 1 - Fácil construção e utilização dos materiais locais; 2 - Espaço de produção alimentar que se destina também à sociabilização e ao recreio de funcionários e famílias; 3 – Espaço onde se atendeu a parâmetros de sustentabilidade quer na fase de construção quer na fase de exploração (água, energia, biodiversidade, adaptação ao local (ambiente e social); 4 - Espaço onde existem áreas destinadas à produção e ao recreio e lazer e que coabitam com áreas de conservação e proteção.

Promotor:
Nestlé

Local:
Dondo, Moçambique

Área:
23ha
  Coordenação e projeto:
Laura Costa, Ana Reis

Colaboração:
Sérgio Pinto

Arquitetura:
Iperforma Arquitetura e Engenhara S.A; Traçus Arquitetura, Engenharia e Gestão Imobiliária.
  Data de projeto:
2011
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos