ATERRO DE MATOSINHOS
 
 
O projeto de Integração Paisagística desenvolvido para o Aterro de Matosinhos visa a inserção desta estrutura na paisagem não por mimetismo, ou seja por tentar recrear algo que seja semelhante ao que lá estava, mas por definir um elemento que seja contrastante com a paisagem existente, uma vez que a escala de intervenção e as cotas definidas pelo aterro recriam uma estrutura totalmente distinta.
Do ponto de vista funcional e organizacional a proposta que se apresenta segue um modelo já aplicado em outros aterros da Área Metropolitana do Porto, mas que pretende optimizar situações de manutenção e gestão. Também se pretende tirar partido dos espaços com melhores situações de visibilidade, conforto bioclimático e relações com o rio Leça e campos agrícolas, voltando-se “costas” aos elementos que se consideram ser de menor qualidade visual e acústica (auto-estrada e viaduto) de modo a se atraírem pessoas e a se dar uso efetivo ao espaço do aterro.
De uma forma resumida pode-se dizer que as grandes linhas de acção preconizadas para o espaço foram:
a) Preservação da memória do espaço – Tirar partido das vistas para os espaços rurais (elementos construídos e naturais);
b) Inserir este elemento no corredor verde do rio Leça de forma a contribuir para a implementação da Estrutura Ecológica Municipal e Regional no sentido da promoção do verde contínuo e de consolidação do Corredor Verde do Leça, atendendo à proximidade do futuro horto Municipal, Centro Prisional de Santa Cruz do Bispo e jardim da Ponte do Carro.
c) Definir um espaço verde de utilização pública de recreio e lazer. Sabendo-se da dificuldade em se coabitar com espaços associados a zonas poluídas tem-se, numa primeira fase, que desmistificar o funcionamento de um Aterro e levar a que se possa fazer a sua utilização de um modo semelhante à utilização que fariam num qualquer espaço verde do município de Matosinhos.

Promotor:
LIPOR/CM Matosinhos

Local:
Sta. Cruz do Bispo, Matosinhos

Área:
11ha
  Coordenação e projeto:
Laura Costa, Raquel Frias

Ambiente:
CPA- Consultoria e Projetos de Ambiente, Lda (Mário Aguilar)
  Data de projeto:
2008

Data de conclusão da obra:
2009
 
 
2013, Laura Roldão Costa - Arquitetura Paisagista
Início | Contactos